Cotações Cotrisal para 22/07/2019

Soja

Milho

Trigo (pH 78)

Notícias

27/06/2017 - 16:45
Cotrisal participa do 4ª Fórum Itinerante do Leite
Palmeira das Missões recebeu mais de 2.500 pessoas no dia 1° de junho, para participar do 4ª Fórum Itinerante do Leite, espaço que debateu sobre a cadeia produtiva do leite.

Palmeira das Missões recebeu mais de 2.500 pessoas no dia 1° de junho, para participar do 4ª Fórum Itinerante do Leite, espaço que debateu sobre a cadeia produtiva do leite. A atividade ocorreu na Escola Técnica Celeste Gobbato reunindo produtores de leite, técnicos, lideranças e entidades do setor com o objetivo de desvendar os mitos e verdades que cercam a atividade leiteira.

O gerente de pecuária Vilmar Bonfanti, participou da abertura do evento onde destacou em seu pronunciamento o importante trabalho realizado pela Cotrisal. “Em toda nossa área de atuação contamos com 795 associados, nossos produtores de leite que alcançam uma média de produção de 220 mil litros dia. Portanto, é uma atividade que está ganhando cada vez mais espaço e incentivo para o seu desenvolvimento, pois envolve as famílias de pequenos e médios produtores que viabilizam a sua permanência na propriedade graças a esta atividade”, destacou.

O evento foi realizado pelo Sindilat/RS, Fetag/RS, Sistema Farsul, Fundesa, Canal Rural, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS (Seapi) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões participou dando apoio institucional, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Obras. A Cotrisal e a Emater/RS-Ascar foram apoiadoras técnicas do evento, juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com o presidente do Sindilat/RS, Alexandre Guerra, no estado são 100 mil famílias inseridas na produção de leite, sendo que destas, 84 mil entregam para a indústria. Além disso, o RS é responsável por 13% da produção nacional, ressaltando a importância do estado nesta cadeia produtiva. A programação contou com palestras e discussões, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 9h, e apresentação da jornalista Kellen Severo.

O prefeito Eduardo Russomano Freire participou da abertura do evento, salientando a importância do debate acerca da cadeia produtiva do leite, responsável pela fonte de renda de muitas famílias de pequenos e médios agricultores em Palmeira. No primeiro painel os palestrantes e debatedores falaram sobre mercado, consumo e inovação. Em seguida, entrou em pauta gestão, produção e renda na atividade. À tarde, foram realizadas seis oficinas técnicas com a participação de dezenas de especialistas. 

Aspectos Nutricionais - Focado no debate sobre os mitos e verdades sobre o consumo do leite, o 4º Fórum Itinerante do Leite ainda destacou os benefícios do produto. “Precisamos nos alimentar. E nos alimentar bem passa pelo leite”, pontuou a professora de Tecnologia de Leite e Derivados da UFSM, Neila Richards. Segundo ela, que também é presidente da AGL, até os 20 anos é essencial consumir leite para garantir formação dos ossos e dos dentes. Conforme a engenheira de alimentos da Emater, Bruna Bresolin Roldan, no âmbito da agricultura familiar, o desafio é manter a tradição que caracteriza os produtos da agricultura familiar e, ao mesmo, inovar. 

Oficinas – Depois de uma manhã de debates em Palmeira das Missões, à tarde a programação do 4º Fórum Itinerante do Leite contou com seis oficinas temáticas. Os visitantes se dividiram em grupos para aprofundar conhecimentos sobre temas específicos. A maior das oficinas debateu a “Produção de Leite e Gestão da Propriedade”, e reuniu cerca de 1.000 produtores. As demais oficinas trataram de “Nutrição e Reprodução de Vacas em Lactação”, “Compost Barn na Integração Lavoura-Pecuária”, “Ferramentas de informática aplicadas na gestão”, “Sucessão Familiar na Atividade Leiteira” e “Formas de Agregar Valor ao Leite”.

 

Veja também