MENU

COTAÇÕES COTRISAL

SOJA

MILHO

TRIGO (pH 78)

Preços base SEDE - Sarandi/RS

Atenção! O faturamento de grãos pela parte da tarde será das 13:30 às 16:00h

Notícias

Associado da Cotrisal colhe 127,01 sacas e vence desafio nacional de produtividade de soja
Após seis anos, o título nacional de produtividade de soja voltou ao Rio Grande do Sul

A família Bonato é a nova campeã do Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2017/2018, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Os Bonato colheram 127,01 sacas de soja por hectare. O anúncio do vencedor aconteceu no dia 12, em Goiânia.

Para o presidente, Walter Vontobel, é uma satisfação muito grande a conquista da família Bonato, associados há mais de 40 anos da Cotrisal. “Nosso departamento técnico está o ano todo ao lado dos produtores associados oferecendo uma assistência qualificada, difundindo o que existe de mais moderno em tecnologia, pensando sempre no sucesso da atividade agrícola”, ressalta Vontobel.

Gabriel Bonato faz parte da segunda geração da família que cultiva soja em Sarandi. Desde 2010, ele investe no aumento da produtividade em 116 hectares de soja plantados. O rendimento, mais do que o dobro da média nacional, foi colhido em uma área de 2,5 hectares no município de Pontão. Para alcançar o resultado, o agricultor campeão preparou o terreno por quase seis anos. “Nós fazemos todo o manejo da lavoura, com muito cuidado”, afirma o produtor, que contou com a ajuda do pai, Egídio Bonato, 74 anos, e do técnico Gilmar Luzzi, engenheiro agrônomo do Detec Cotrisal.

Os bons resultados não se resumem à área a qual Bonato venceu o concurso, estão também na média colhida em toda a área da propriedade de pouco mais de cem hectares: 86 sacas por hectare, bem acima da média nacional de 55 sacas. O levantamento técnico realizado na área inscrita no Desafio apontou fatores climáticos e o excelente histórico de manejo como razões para o ótimo resultado obtido.

O gerente da Unidade de Insumos Agrícolas, Maicol Serafini, destaca o trabalho eficiente realizado pelo Detec como diferencial para o sucesso da família Bonato. “Nossos técnicos acompanham o produtor desde a elaboração do projeto, orçamento e assistência ao crédito, passando pelo fornecimento de insumos, plantio até a colheita, assim conseguem ótimos resultados”, explica o gerente Serafini.

O engenheiro agrônomo do Detec, Gilmar Luzzi, acompanhou Bonato em Goiânia e recebeu o prêmio na modalidade consultor técnico. Para ele, esta premiação representa o reconhecimento da dedicação e estudos de um trabalho desenvolvido ao longo dos 32 anos de profissão. “Aprendemos que ao levar o nosso conhecimento ao produtor, também recebemos deles. Somos uma grande equipe técnica na Cotrisal, sempre buscando e adquirindo conhecimento,” destacou Gilmar ao finalizar agradecendo à Cotrisal pela oportunidade, aos colegas de trabalho, aos professores. “Agradeço em especial à família Bonato, a minha família, a meu pai, Sergio Luzzi, que sempre me orientou a fazer o melhor e bem feito na vida e na profissão.”

Sobre o CESB:

A 10ª edição do Desafio do CESB recebeu mais de 5,5 mil inscrições de produtores rurais interessados em colher mais soja na mesma área de plantio. O estado com maior participação foi justamente o Rio Grande do Sul, com 1808 produtores inscritos. Desde a sua criação, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade, já recebeu mais de 20 mil inscrições de produtores rurais de todo o país. Em 2018, agricultores de 956 municípios participaram do evento. O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira.

 

Data: 19/06/2018 - 10:32

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrisal

Compatilhe com seus amigos  

 

Galeria de fotos

 

Outras notícias

Assembleia da Cotrisal aprova distribuição de R$ 57,9 milhões aos associados

Assembleia da Cotrisal aprova distribuição de R$ 57,9 milhões aos associados

04/03/2024

1ºBenchmarking Cotrisal: inovação, tecnologia e resultados do Programa de gestão de rebanho apresentado no Dia de Campo Cotrisal.

1ºBenchmarking Cotrisal: inovação, tecnologia e resultados do Programa de gestão de rebanho apresentado...

28/02/2024

Dia de Campo Cotrisal movimentou produtores da região

Dia de Campo Cotrisal movimentou produtores da região

28/02/2024

Cotrisal intensifica preparativos para o Dia de Campo, Semeando as Tecnologias do Agro

Cotrisal intensifica preparativos para o Dia de Campo, Semeando as Tecnologias do Agro

14/02/2024

Vem aí o Dia de Campo Cotrisal, Semeando as Tecnologias do Agro

Vem aí o Dia de Campo Cotrisal, Semeando as Tecnologias do Agro

19/01/2024

3º Sorteio Tempo de Sorte 2023 contempla mais dez associados e clientes

3º Sorteio Tempo de Sorte 2023 contempla mais dez associados e clientes

16/01/2024