Cotações Cotrisal para 27/05/2020

Soja

Milho

Trigo (pH 78)

Notícias

04/08/2014 - 14:30
Encontro Estadual de Comunicação e XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo
O Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista reuniu 64 comunicadores de 46 cooperativas gaúchas e representando a Cotrisal participou o Gerente de Comunicação Vitor Hugo De Marco.

 A abertura do evento ocorreu no dia 31 de julho, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, paralelamente ao XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo.

 Com o objetivo de estreitar a relação entre os comunicadores das cooperativas filiadas ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS, sejam eles jornalistas, publicitários ou relações públicas, o Encontro teve ainda como finalidade promover um espaço de integração entre os comunicadores.

 A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, que ressaltou a importância da tarefa exercida pelos comunicadores, que fazem a integração entre o associado e direção da cooperativa.

 Após, o coordenador de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, jornalista Luiz Roberto de Oliveira Junior, expôs as atividades do setor e apresentou a equipe de comunicação da entidade, formada pelos também jornalistas Rafaeli Drews Minuzzi e Leonardo Custodio Machado.

Também houveram palestras com o Diretor de Planejamento Criativo da DZ Estúdio, José Pedro Paz, que abordou o tema Cooperação e comunicação digital.

 O jornalista e publicitário José Luiz Monteiro Fuscaldo, diretor da Agência Moove, que atende a conta do Sescoop/RS, abordou o tema Media Training – Estratégias de Relacionamento com a Mídia.

 A palestra de Fuscaldo teve como objetivo auxiliar os comunicadores de cooperativas na relação de seus assessorados com os meios de comunicação, ponderando sobre a responsabilidade da mediação da relação da cooperativa com a comunidade onde ela está inserida.

 O Oficial Nacional de Programas da FAO para a Região Sul do Brasil, Carlos Antônio Biasi, apresentou o 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo, que é uma ação da Unidade de Coordenação de Projetos da ONU/FAO na Região Sul do Brasil no “Ano Internacional da Agricultura Familiar”.

 Durante o seminário, o vice-presidente da FecoAgro/RS Rui Polidoro Pinto recebe o Troféu Padre Theodor Amstad, em virtude dos relevantes serviços prestados ao cooperativismo.

Em sua caminhada de 42 anos no cooperativismo, Rui Polidoro Pinto participou ativamente de importantes decisões do setor, sempre na defesa política e institucional das cooperativas, como o Recoop e a criação do Sescoop nacional.

 Após a solenidade de premiação dos vencedores da primeira edição do Prêmio Ocergs de Cooperativismo, o grupo musical Os Fagundes realizou o show de encerramento do evento.

                                                                                     XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo

 O evento contou com a participação de mais de 450 pessoas, dentre elas representando a Cotrisal o gerente de Administração Clairton Osmari.

 A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades e foi realizada pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius que, além das boas vindas aos participantes, falou sobre os números que demonstram a força do cooperativismo no Rio Grande do Sul.

Em seguida, Perius explanou sobre a importância do Seminário que propôs a discussão das perspectivas econômicas - que impactam diretamente todos os ramos do cooperativismo - bem como de Políticas Públicas adequadas ao desenvolvimento do sistema cooperativista.

 “Nosso caminho aponta para progredir na gestão eficiente e democrática, nas mais variáveis formas de integração e nunca abandonar a educação cooperativa, base da construção do processo de cooperação onde o capital é um instrumento e os associados a razão de ser de todo ente cooperativo”, finalizou.

 Em seguida, ocorreu a conferência “O Cooperativismo e a Macroeconomia Atual”, ministrada pelo Dr. Marcelo Portugal, que discorreu sobre o cenário econômico internacional, analisando de que forma ele afeta as cooperativas e os cidadãos como um todo, a atividade econômica do Brasil e do Rio Grande do Sul, a inflação, os juros e o câmbio e as contas públicas, envolvendo principalmente a questão de arrecadação e gasto público no Brasil.

Após, o presidente do Sistema, Vergilio Perius, apresentou aos participantes, as Propostas de Políticas Públicas para o Cooperativismo.

 O documento foi elaborado no sentido de apresentar as reivindicações das Cooperativas, por temas específicos, cuja priorização de importância foi aferida através de consulta às Cooperativas, como forma de concentrar os esforços da entidade nos itens mais relevantes.

 Em seguida, ocorreu a segunda conferência do dia, com o Dr. Ermes Pedro Pedrassani, que discorreu sobre o tema “Ocergs- Sindicato Patronal das Cooperativas Gaúchas”.

Na oportunidade também, os candidatos ao governo do Estado apresentaram propostas para o cooperativismo.

Veja também