Cotações Cotrisal para 19/09/2019

Soja

Milho

Trigo (pH 78)

Notícias

22/05/2019 - 08:50
Sistema Plantio Direto e manejo integrado de doenças foram discutidos no Seminário Regional da Agropecuária
Foi realizado no dia 03 de maio, durante a Feisa, no Parque de Exposições do município, o Seminário Regional da Agropecuária, organizado pela Cotrisal e Emater. O evento reuniu produtores, lideranças e representantes de entidades ligadas ao setor.

Sistema Plantio Direto foi o tema enfocado pelo pesquisador da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin. No início da sua apresentação, o pesquisador desmistificou informações ligadas ao Sistema Plantio Direto. "Existe um equívoco ao pensar no plantio direto com foco apenas no uso da palha. A palha não é responsável por melhorar o solo, ela serve como proteção. O que melhora o solo são as raízes e esse conhecimento é aplicado no Sistema Plantio Direto", destacou Denardin.

O pesquisador da Embrapa falou sobre a geração e adoção de tecnologia na agricultura e fez a diferenciação entre o Plantio Direto e o Sistema Plantio Direto. Denardin reforçou que os problemas de compactação e o adensamento do solo das lavouras no Brasil são decorrência das práticas de Plantio Direto. Para explicar as diferentes situações envolvendo essa problemática, o pesquisador apresentou as características da compactação e do adensamento do solo, expondo os principais riscos e danos desse cenário. Por fim, Denardin propôs técnicas, que podem ser aplicadas nas propriedades rurais, que auxiliam na redução e prevenção do adensamento do solo.

A programação do Seminário contou também com a participação do professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Ricardo Trezzi, que trouxe para explanação a diagnose e indicações técnicas para o manejo de doenças no estabelecimento de plantas e podridões radiculares da soja.

Veja também