Cotações Cotrisal para 27/05/2020

Soja

Milho

Trigo (pH 78)

Notícias

11/08/2014 - 15:00
Técnicos participaram da Agroleite 2014
O Médico Veterinário da Cotrisal Maximilhano Ardenghi e os Técnicos em Agropecuária Deomir Martini e Almir Goffi participaram nos dias 6, 7 e 8 de agosto, da Agroleite em Castro no Paraná.

  A viagem técnica foi promovida pela empresa Nutron Alimentos, parceira da Cotrisal com produtos para Nutrição de Bovinos de Leite e Corte. O Representante Técnico da empresa, Médico Veterinário Rubens Martins acompanhou os técnicos durante a Agroleite na visita técnica e na exposição de bovinos de leite.

 A Agroleite é um evento técnico voltado para todas as fases da cadeia do leite, realizada anualmente no mês de agosto pela Cooperativa Castrolanda, na cidade de Castro (PR), capital nacional do leite e busca através de sua programação, apresentar o potencial de produção de leite da região nos aspectos qualitativo e quantitativo.

Segundo Rubens, seus atrativos são extremamente notórios em função da seriedade com que se tratam os assuntos relacionados a atividade leiteira, tendo como complemento a exposição de animais, torneio leiteiro, clube de bezerras, leilão da raça Jersey, Holandês e Girolanda, dia de campo e dinâmica de máquinas.
Durante o evento, também são realizados fóruns, seminário internacional e painel para discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. Há também um espaço para agricultura, suinocultura e ovinocultura, cujos setores produtivos são importantes para realizadora do evento.

 A Agroleite é o mais completo evento da cadeia leiteira para lançar produtos, novas tecnologias e novos serviços; Uma oportunidade real de negócios – 62% dos visitantes fecharam negócios dentro da feira no último ano; Plataforma ideal para lançamentos – 46% das empresas que participam aguardam o evento para o lançamento de seus produtos; Excelente fonte de informação e networking: os seminários realizados no evento abrem discussões sobre o mercado proporcionando uma leitura rápida, eficiente e realista das tendências e demandas do mercado leiteiro. “É a vitrine do leite da maior bacia leiteira do Brasil: Castro é considerada a capital nacional do leite em produtividade e qualidade.

                                                                                          Visita na fazenda FINI

Durante a Agroleite, a Nutron Alimentos através da parceira exclusiva da Castrolanda na fábrica de ração, minerais e outros produtos de balcão, e das fazendas referência em produção de leite em Castro, foi realizada a visita na fazenda Fini, a qual está entre as 100 maiores fazendas do Brasil (Top 100), para observar e poder acompanhar todo o manejo realizado na fazenda.

Segue abaixo algumas informações da fazenda:

Propriedade de Hans Jan Groenwold, a fazenda leva o nome de sua Mãe Fini, localizada na Colônia Castrolanda, em Castro no Paraná. Criador Supremo da Raça Holandesa (melhor criador eleito pela Associação Paranaense de Criadores da Raça Holandesa) de 2006 a 2013. Possui atualmente 736 vacas em lactação, todas com controle leiteiro, a genética de alta qualidade e possuem longa tradição na criação do gado holandês. É também fornecedor de reprodutores selecionados, os quais são vendidos para todo o Brasil.

A Fazenda Fini está na atividade há 62 anos, iniciou com a produção por vaca de 18 litros/dia. Em 1988 construiu o primeiro confinamento (free stall), obtendo resultado de 25% de aumento na produção.

O objetivo foi buscar cada vez mais o melhoramento genético e nutricional do rebanho para alcançar uma evolução considerável. O sistema de produção e criação, é em regime de confinamento total.

Em abril de 2009 iniciou a construção da nova sala de ordenha, sendo que as ampliações continuam, a família está sempre aprimorando as estruturas. Neste ano, estão investindo em um local para tratamento ambiental dos dejetos dos animais e melhoramento no alojamento das bezerras e novilhas.

A propriedade recebeu diversos prêmios pela qualidade do leite, melhor produção anual/ vaca/ dia e melhor média anual de CCS, (contagem das células somáticas), na categoria acima de 250 animais. Premiação de longevidade com vários animais acima de 100.000kg de leite. Também recebeu múltiplos prêmios em torneios leiteiros com produção acima de 90 litros médios/diários.

                                                                                             Dados Gerais de Manejo

Rebanho com 1.782 animais; Ordenhas três vezes ao dia nos horários de 1hora, 9horas e 17 horas; vacas em lactação736 com produção de leite 28.000 litros/dia.
A alimentação acontece através de pré – secado de azevém, silagem de milho, silagem de grão úmido de milho, milho moído, palha de trigo, farelo de soja, farelo de soja protegido da Cargill / Nutron (Soy pass), ração Castrolanda 24% PB, subproduto de milho ( Promil Cargill / Nutron), resíduo de cervejaria e Núcleo mineral Nutron.

                                                                          Unidade de Beneficiamento de Milho Cargill/Nutron

Na oportunidade, também visitaram a Unidade de Beneficiamento de Milho da Cargill/ Nutron, onde é transformado o milho em adoçante e aromatizante, e da sobra (casca do milho e germen do Milho é transformado o subproduto do milho em Promil), que serve para alimentação de ruminantes, uma fonte de fibra, energia e 23% de proteína bruta.

A Unidade beneficia diariamente 800 toneladas de milho, sendo que a partir de 2015 irá beneficiar 1.800 toneladas/dia.

Veja também