Cotações Cotrisal para 19/09/2019

Soja

Milho

Trigo (pH 78)

Notícias

15/09/2014 - 14:30
Manejo de doenças na cultura do trigo e posicionamento de cultivares de soja
o DETEC da Cotrisal em parceria com a Syngenta e Brasmax, promoveu uma palestra no dia 03 de setembro, na Etnia Alemã, em Sarandi.

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos produtores quanto ao manejo de doenças na cultura do trigo e orientar sobre o posicionamento dos cultivares de soja, o DETEC da Cotrisal em parceria com a Syngenta e Brasmax, promoveu uma palestra no dia 03 de setembro, na Etnia Alemã, em Sarandi.

O gerente Milton Menegazzo fez a abertura e afirmou que a Cooperativa busca constantemente auxiliar os associados para que elevem seus índices de produtividade e obtenham mais renda em suas propriedades.

O Engº. Agrônomo da Brasmax, Sergio Bertagnolli, apresentou os cultivares de soja disponíveis na Cotrisal para safra 2014/2015, com ênfase aos cultivares destaques na região na última safra, o BMX Ativa, BMX Tornado, BMX Alvo e o BMX Veloz e o lançamento BMX Vanguarda Intacta, esperado para ser o diferencial em tecnologia e destaque no campo.

Sergio posicionou os cultivares, enfatizando a importância do uso de sementes de qualidade, pois a semente é o principal insumo da lavoura para obter altos rendimentos.

Destacou também, que a Brasmax a cada ano reforça os investimentos em pesquisa para proporcionar aos produtores cultivares mais produtivos e adaptáveis à região.

A importância do manejo preventivo foi reforçado pelos palestrantes
Em seguida, o Engº. Agrônomo da Syngenta Roque Grapiglia, abordou assuntos relacionados ao Manejo de doenças no trigo e citou os principais produtos da Syngenta para o controle.

Segundo Roque, as manchas foliares são as doenças que mais prejudicam a cultura.

Por serem de difícil controle, devem ser manejadas preventivamente com produtos específicos.

“Recomendamos a mistura de PrioriXtra e Tilt para o manejo das lavouras, pois o ano está propício para manchas foliares e com isso, devemos usar produtos com um amplo espectro de controle”.

Roque também apresentou o fungicida Elatus para cultura da soja, um produto inovador, com maior residual e eficiente no controle das principais doenças, principalmente ferrugem Asiática.

Por fim, o gerente Milton agradeceu a presença de todos e convidou para o jantar de confraternização.

Veja também