Cotações Cotrisal para 19/09/2019

Soja

Milho

Trigo (pH 78)

Notícias

06/05/2015 - 08:57
Cotrisal realiza Seminário do Leite
A Cooperativa está sempre preocupada em qualificar a atividade leiteira através da discussão dos processos e do cenário atual da cadeia produtiva do leite.

A Cotrisal, em conjunto com o Departamento Veterinário (Devet), promoveu no dia 30 de abril o Seminário do Leite, cujo evento fez parte da programação do setor de Agronegócio junto a Feisa 2015, Feira da Indústria de Sarandi, que ainda contou com o apoio da Emater/RS-Ascar e teve o patrocínio das empresas Tortuga, Sementes Adriana, Minerfós, Mastersorb, Sulráfia, Yara Fertilizantes, CCGL e Água Mineral Sarandi.


O Seminário reuniu mais de 700 produtores de leite, de Sarandi e região, no CTG Porteira da Querência e contou com a presença de diversas autoridades.
O vice-presidente da Cotrisal, João Carlos Chini, afirmou que mesmo com a baixa no preço do leite, enfrentada nos últimos meses, a reação está acontecendo. "A partir de agora estamos observando a melhora no preço. E mais do que nunca os produtores devem se profissionalizar. Com esse evento queremos proporcionar crescimento aos produtores para que tenham mais qualidade e renda na produção", destacou Chini ao dar início às palestras.


O cenário e as perspectivas da atividade para a região sul foram apresentados pelo assistente técnico estadual de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Jaime Eduardo Ries. Segundo  Ries, ano após ano, o Brasil aumenta sua produção de leite e está entre os cinco países que mais produzem leite no mundo. "Estudos apontam que logo iremos produzir mais do que somos capazes de consumir. Por isso, devemos buscar novas formas para comercializarmos nossa produção.e a exportação é uma delas, porem para que isso ocorra a cadeia do leite precisa enfrentar e vencer alguns desafios. Entretanto, isso requer preparação", disse Ries ao destacar que outras cadeias produtivas em que o Brasil se tornou grande produtor, também tornou-se um grande  exportador.


O evento contou ainda com a palestra ministrada pelo pesquisador e consultor, Wagner Beskow, que abordou as maneiras de obtenção de lucro com a produção de leite em períodos de altas e baixas do preço.
“Não é nada fácil produzir quando os preços estão baixos, isso é natural, mas com altos preços também é um desafio, pois às vezes se tem uma falsa impressão de resultados fabulosos, quando na verdade as questões são cíclicas”, ressaltou Wagner.
Ainda segundo Wagner, em época em que o custo sobe é necessário aumentar a escala de produção para compensar a redução da renda. Nós jamais podemos cortar aquilo que produz leite (ração, minerais, adubo, etc.).


Os produtores de leite Mário e Dirce Simon, associados de Nova Boa Vista, participaram do seminário e destacaram a importância do trabalho desenvolvido pela Cotrisal, “Nós já estamos fazendo esse programa há cinco anos, essas palestras de hoje só vem a confirmar o que nós estamos fazendo na nossa propriedade, a diferença do lucro é norme, e o investimento não é maior do que nós tínhamos antes, a Cotrisal faz um trabalho muito bom, por isso é importante o associado ir até a cooperativa pedir orientações”, finalizou o associado.


 Para finalizar o gerente da Unidade de Pecuária, Vilmar Bonfanti destacou que a Cotrisal faz parte da cadeia do leite desde a época de recolher a tarros, “A cooperativa é pioneira nas mudanças do sistema e eliminação dos touros nas propriedades, substituindo pela inseminação artificial, importação de novas matrizes do Uruguai, com isso, hoje temos genética para dobrarmos a produtividade de leite”. Ao final Bonfanti agradeceu os palestrantes, autoridades, patrocinadores e a participação dos produtores, dando por encerrado o Seminário de Leite Cotrisal 2015.

Veja também