Responsive 1
Responsive 2
Responsive 3

futsal

Regulamento Campeonato Regional de Futsal Masculino

Taça Cotrisal 60 anos – 2017

1- Objetivos:

Integrar e valorizar o talento dos atletas locais e regionais; Promover a integração entre atletas participantes; Divulgar a existência de novos atletas com potencial, que poderão fazer parte de competições oficiais. Consolidar a parceria entre a Cotrisal e municípios, com iniciativa privada no âmbito esportivo.

2- Coordenação e Comissão:

A coordenação geral do Campeonato de Futsal e Bocha da Taça Cotrisal 60 anos é da Assessoria de Comunicação e como membro a Junta Desportiva Disciplinar (JJD).

3 – Das regras:

*O jogo poderá iniciar com as presenças de no mínimo três atletas;

Não será válido gol direto de início e reinício de partida.

*Para cobrança de lateral a bola não necessita estar em cima da linha e sim próximo à linha pelo lado de fora da quadra.

Em relação às ações do goleiro:

*Quando o goleiro efetuar a cobrança do arremesso de meta (tiro de meta), só poderá tocar novamente na bola, caso tenha sido tocada em atleta adversário. Independente de estar na quadra de defesa.

*Quando o goleiro efetuar uma defesa e ficar de posse da bola, poderá sair jogando e, uma vez tocada a um companheiro de equipe, somente poderá receber novamente, estando ele, o goleiro (ou goleiro linha), na quadra de atacante;

*Lembrando que, se o goleiro receber a bola na quadra de atacante e conduzi-la para a sua quadra de defesa, também será considerada infração;

*Demais ações do goleiro: podem receber a bola da lateral (desde que jogue com os pés), saída de jogo do centro, pode receber uma vez em sua meia quadra;

*Lembrando que, as infrações aplicadas à ação do goleiro, sempre serão punidas com Tiro Livre Indireto (TLI) durante o jogo e não serão consideradas faltas acumulativas.

4 - Inscrições dos atletas:

As fichas serão enviadas pela Cotrisal e poderão ser inscritos apenas 15 atletas. Após a entrega da ficha não será permitido a inscrição de novos atletas e cada equipe dentro da sua modalidade, receberá xerox de todas as inscrições.

5 – Disciplina:

Os atletas inscritos na competição que derem WO ou abandonarem a quadra cumprirão suspensão de um ano.

Invasão da quadra, agressão à arbitragem e aos atletas adversários, à equipe infratora ou atletas serão eliminados do campeonato, a equipe perderá o mando de quadra e cumprirá a suspensão de um ano.

6 – Segurança:

A equipe locatária terá de providenciar segurança para equipe visitante e arbitragem, dando ampla garantia de jogo dentro dos referidos ginásios.

Parágrafo Único:

Em caso da segurança ser a Brigada Militar, a mesma será de responsabilidade de cada corporação.

7 – Horário dos jogos e tempo:

O início da Taça Cotrisal será no dia 25 de abril. A realização dos jogos será noturno, com início às 19h, 19h30min e 19h45min, com tolerância de até 20 minutos.

No futsal masculino os jogos serão de 50 minutos corridos (25 minutos para cada lado) com intervalo de 05 minutos. Será usado cronômetro apenas o último minuto de cada tempo ou quando autorizado pelo árbitro. E no feminino 40 minutos.

A equipe que comparecer com atraso em quadra além da tolerância perderá os pontos e será eliminado da competição. Podendo não voltar na próxima competição.

8 – Pontuação:

Vitória vale 03 pontos, empate com ou sem gols vale 01 ponto, derrota 0 ponto.

9 – Critério de desempate na 1ª fase:

- Número de vitórias;

- Resultado do confronto direto;

- Gols sofridos;

- Gols feitos;

- Saldo de gols;

- Sorteio.

10 – Critério de desempate na 2ª fase:

Não valerá como critério de desempate o saldo de gols. Em caso de empate em pontos depois de realizados os dois jogos, haverá cobrança de penalidades. Na primeira série de três alterados, caso persista o empate, cobrança de um em um, até que seja definido o vencedor. OBS: Durante a cobrança de pênaltis poderão somente permanecer em quadra os atletas de cada equipe e arbitragem.

11 – Fardamento:

Somente será permitido os atletas jogarem de camisas, calções e meias iguais, em caso de semelhança entre equipes, a equipe de casa jogará com coletes da Cotrisal.

12 – Arbitragem:

Os jogos serão apitados por árbitros da Federação Gaúcha de Futsal.

13 – Premiação:

Serão de responsabilidade da Cotrisal os troféus, medalhas e um terno de camisas (camisas, calções e meias) para as equipes campeãs nas três modalidades.

14 -     Ingressos:

Fica estabelecida a não cobrança de ingressos nos locais da realização dos jogos.

15 – Local dos Jogos:

Os Jogos da primeira fase serão realizados em cada município das equipes integrantes de acordo com o carnê, sendo que os ginásios deverão estar em amplas condições de jogos.

16 – Entrada dos Atletas nos jogos:

O atleta estando devidamente inscrito poderá atuar no jogo em qualquer horário.

17 – Responsabilidade:

A Cotrisal não terá responsabilidade alguma, pelas eventuais ocorrências de danos materiais de qualquer natureza, dentro e fora dos ginásios e com acidentes que possam ocorrer em quadra com os atletas.

18 – Atletas menores de 16 anos:

Atletas menores de 16 anos, deverão apresentar autorização dos pais e título de eleitor do responsável (pai ou mãe) em cada jogo.

19 – Documentação de identidade:

As equipes deverão apresentar a relação dos atletas inscritos no dia 19/04, juntamente com o xerox do RG e do Título de Eleitor. Caso a equipe não apresentar a relação, será dado um prazo de 5 dias(24/04) para apresentar os documentos. Observamos que os atletas devem possuir título de eleitor com domicílio no município a que representam.

20 – Título de eleitor:

Após o dia 04 de Abril de 2017, não será permitida a transferência de títulos de atletas para atuarem em nenhuma modalidade.

21 – Comissão disciplinar:

Para qualquer decisão a ser tomada, será nomeado pela Cotrisal 3 representantes das equipes participantes que estão neutros aos fatos ocorridos.

22 – Cumprimento da regulamentação:

Os atletas que jogarem com documentos falsos, se comprovado, a equipe perderá os pontos, mas reverte para a pela equipe adversária da data do jogo.

Parágrafo Único: O regulamento será adotado na íntegra e em caso de dúvidas valerá as normas do regulamento da FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTSAL, no qual dispõe este documento.

 

             Organização Assessoria de Comunicação da Cotrisal