História da Cotrisal

A história de uma das maiores cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul começou a ser escrita em 1957, seguindo desde aquela época preceitos de governança corporativa, cuja finalidade era encontrar mecanismos para suprir as dificuldades de beneficiamento, transporte e comercialização das safras de trigo. Unidos pelo mesmo objetivo, um grupo de pequenos agricultores criou no dia 15 de agosto de 1957, em Sarandi, a Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda - COTRISAL.

Com base na sua essência e fortalecida pelos princípios do cooperativismo, a Cotrisal foi vencendo os desafios e consolidando-se como uma cooperativa em expansão nos aspectos financeiro, econômico e social.

Em 58 anos de história, a Cotrisal sempre buscou estabelecer estratégias de crescimento sustentável,
através de práticas que valorizam o capital humano de associados e funcionários.

A honestidade e competência de seus administradores ao longo da história fizeram com que a Cooperativa fosse crescendo, conquistando seu espaço e fortalecendo a relação de confiança com os associados. Voltada à produção de grãos, a Cotrisal expandiu-se e atualmente se faz presente com 32 pontos de recebimento, acompanhando e proporcionando crescimento através da geração de emprego e renda em 25 municípios da região Norte do RS.

E a Cotrisal não para por aí...
• Conta com 9.633 associados.
• Possui 1.295 funcionários capacitados para auxiliar os cooperados nas mais diversas necessidades.
• Destes, atuam diretamente no campo 98 profissionais entre assistentes de campo, técnicos agrícolas, médicos veterinários e engenheiros agrônomos.
• São cerca de 20 mil clientes e fornecedores envolvidos com o sistema cooperativo.
• Possui 15 Conselheiros de Administração, deste conselho se destacam o presidente e vice-presidente.
• Conta com o suporte do Conselho Fiscal, composto por três membros efetivos e três suplentes.
• Fazem parte do colégio de líderes 188 associados atuantes em suas comunidades.
• A área agricultável abrange 250.000 hectares.
• Disponibiliza uma capacidade de armazenagem de grãos de 11 milhões e 862 mil sacas.

Focada no desenvolvimento das comunidades e no crescimento dos associados, a Cotrisal possui Lojas de Pecuária, Insumos, Moinho de Trigo, Fábrica de Rações, Posto de Recebimento de Leite, Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), Unidade de Peças & Implementos Agrícolas, Lojas Lar & Construção e Lojas de Supermercados.

Assim, com visão empreendedora, adequação às mudanças tecnológicas, profissionalismo, inovação e competitividade nos processos de gestão, a Cotrisal vem construindo sua história, conquistando novos sócios, novos clientes e garantindo posições de destaque no cenário do agronegócio gaúcho e nacional.