Mensagem do Presidente

2016 foi desafiador para a economia brasileira, contudo, mesmo neste cenário adverso, o agronegócio continuou desempenhando exemplarmente o seu papel, gerando riquezas que muito contribuíram para que os indicadores econômicos do país não fossem ainda piores. O agronegócio exibiu um crescimento de 2,5%, colhendo safras que superaram o patamar histórico de 200 milhões de toneladas de grãos, trazendo alento às regiões produtoras, mantendo o vigor de suas exportações e garantindo o superávit da balança comercial brasileira.

Porém, as dificuldades da economia brasileira e mundial não impediram que a Cotrisal e seus associados conseguissem resultados expressivos em 2016.

No ano que passou, a Cotrisal deu um grande salto de qualidade, com a finalização de grandes projetos e início de outros tantos. Com visão estratégica e foco no crescimento, a cooperativa inaugurou obras importantes como: Escritório e Lojas em Novo Barreiro, Supermercado, Escritório e Lojas em Seberi e Supermercado em Nonoai. Além disso, a Cotrisal ampliou e modernizou a UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) e a Fábrica de Rações, incentivou a duplicação da fábrica da CCGL (Cooperativa Central Gaúcha Ltda), em Cruz Alta, da qual a Cotrisal detém 23,9% de participação, e adquiriu toda a infraestrutura e frota de caminhões de uma empresa cerealista em Ronda Alta, investimento este que ampliou a capacidade de armazenagem de grãos da Cotrisal para mais de 11 milhões de sacas.

A cooperativa encerrou o ano contando com a força de trabalho de 1.295 funcionários. Em 2015 eram 1.215, e isso mostra que, apesar de toda situação difícil da economia, a Cotrisal não só manteve como ampliou seus postos de trabalho, repercutindo positivamente na economia local e regional. Nos seus 59 anos de atividades, a Cotrisal cresceu e vem crescendo, e essa é a nossa meta, sempre motivada pelo alto espírito cooperativista e a grande participação dos associados, no dia a dia da cooperativa, quer na aquisição de insumos, quer na entrega da produção.

Como resultado dessa união, trabalho e participação, aliados à administração, mesmo em um ano muito difícil, a cooperativa manteve o seu crescimento e o conjunto de suas atividades proporcionou receitas globais de R$ 1,232 bilhão.

O principal desafio para uma organização como a Cotrisal, que está inserida em um segmento altamente competitivo, é mantê-la em ritmo de crescimento, da forma como vem acontecendo historicamente. Crescer é fundamental para que a estrutura se mantenha competitiva avançando cada vez mais.

Temos muitos desafios: crescer, melhorar o resultado e investir, além, é claro, da busca constante em fidelizar nossos associados, consolidando nossa participação na região.

Assim é a Cotrisal no dia a dia, uma cooperativa séria, organizada, transparente, bem administrada, com missão, visão e valores bem definidos e difundidos entre os associados e funcionários. É uma cooperativa voltada para o sucesso do quadro social, com o propósito principal de trabalhar para gerar renda aos cooperados com desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Continuaremos o nosso trabalho, porque a Cotrisal cresce e cresce porque trabalha, e faz sua parte no cooperativismo promovendo tecnologias, produtividades, renda e felicidade e, também, ajudando o Brasil a crescer.